Praça Rio Branco / Praça Esporte

Primeiramente, chamada de Praça da Constituição, passa a ser chamada no ano de 1910, de Praça Rio Branco. Contudo, somente no Governo do Intendente Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), a praça começou a sofrer grandes transformações estruturais, servindo, a partir desta, para o desenvolvimento físico das crianças e dos escolares da cidade Bagé.

A planta foi elaborada pela Comissão Nacional de Educação Física do Uruguai, e que todos os seus equipamentos desportivos doados pelo médico bajeense Drº José Pardo Santayana, residente em Montevidéu.

A Praça de Desportos, possuía secções distintas para homens e mulheres, aparelhos de ginástica, pista de patins, quadras de tênis cercada e vários materiais para a prática de exercícios físicos, além de banheiros com água quente e fria.

Considerada como a primeira do gênero no país, a “Praça dos Desportos”, como ficou popularmente, tinha como seu diretor, o uruguaio Ramón Tejador, e como diretor da instrução física, o também professor de Educação Física, Eduardo Chapella. Sua inauguração oficial ocorreu em 07 de setembro de 1927, com a presença da seleção de Football, da cidade de Melo no Uruguai.


Desenvolvido por Vitrine Brasil |