Praça João Pessoa / Praça das Carretas

Durante as últimas décadas do século XIX, e algumas décadas do século XX, a Praça João Pessoa era um dos pontos de encontro das carretas provenientes do interior, que traziam os mais variados produtos para abastecer os pequenos comerciantes da cidade de Bagé. Em função disto, ela é conhecida na atualidade como “Praça das Carretas”.

Atualmente, seu espaço interno foi dividido para atender a Educação, Cultura e o Desporto. No seu interior, encontra-se o espaço cultural, conhecido como Galpão Crioulo. Este faz referência aos antigos galpões das estâncias da região da Campanha Gaúcha, sendo coberto com telhado de Santa Fé e com madeirame ornamentado com rodas de carretas alusivas ao seu nome popular. Por fim, a Praça ainda proporciona às famílias bajeenses espaços para a prática de exercícios físicos.

Durante muito tempo, a Praça das Carretas serviu como ponto de encontro dos Centros Tradicionalistas da Cultura Gaúcha, para o recebimento da Chama Crioula durante os festejos da Semana Farroupilha.

A Praça das Carretas ainda possui dois monumentos em concreto, simbolizando a importância da cidade de Bagé como berço da criação de Cavalos Crioulos e Puro Sangue Inglês (PSI). Sendo que exemplares criados nos haras locais, foram grandes campeões, em provas de turfe no eixo Rio - São Paulo.


Desenvolvido por Vitrine Brasil |