Intendência Municipal / Prefeitura

O prédio foi construído na Administração Municipal do Intendente Major José Octávio Gonçalves, e inaugurado em 24 de fevereiro de 1900. O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Domingos Rocco.

Em sua planta original previa-se espaço para o Conselho Municipal, Salão para o Júri, duas salas para abrigar as três Secretarias do município (Tesouro, Município e Obras Públicas), bem como salas para o Gabinete do Intendente Municipal, Biblioteca, Secretaria do Subintendente, alojamento para a Guarda Municipal e duas prisões, sendo que havia peças menores para abrigar outros serviços indispensáveis ao funcionamento da Intendência.

Na parte térrea, o lado sul do prédio serviu por muitos anos como cadeia municipal. Na parte superior, no Salão Nobre, funcionou a Câmara de Vereadores.

A porta principal de entrada foi doada pelo pecuarista Roberto Magalhães Suñe, proveniente de um banco uruguaio, e não constitui a porta original do prédio. Esta – toda em madeira - foi readaptada na entrada do Salão Nobre. O exterior do prédio até hoje mantém suas linhas básicas, embora internamente, tenha sofrido várias e sensíveis modificações, necessárias à sua manutenção.

 

Endereço: General Osório 998

Segunda a sexta: 8h às 18h

Telefone: (53) 3240.4300

Site: http://www.bage.rs.gov.br/

Facebook: @prefeiturabage2017


Desenvolvido por Vitrine Brasil |