Núcleo Moveleiro do Pampa / Antigo Mercado Público

Em 1900, na ocasião da conclusão das obras do prédio da Intendência Municipal, nele começou a funcionar a cadeia municipal. Entretanto, por necessidade de ampliar o espaço, a cadeia municipal mudou-se para a, então, Praça Duque de Caxias, no local funcionou posteriormente o novo Mercado Público Municipal, e atualmente ocupa o espaço o Núcleo de Moveleiros do Pampa.

Neste sítio onde está construído o prédio, que se estendia pelo terreno que hoje ocupa também a Escola Justino Quintana, primeiramente, era uma praça municipal, a Praça das Trincheiras, assim como a atual rua Barão do Triunfo chamava-se Rua das Trincheiras. Levou este nome pelas várias vezes em que Bagé cavou trincheiras por essa área, principalmente às que General Osório mandou abrir, na guerra contra Oribe, em 1849. Mais tarde passou a ser chamada Praça dos Santos Lugares, celebrando a batalha de mesmo nome, de 3 de fevereiro de 1852, que resultou na derrota do ditador argentino Rosas.

Já em 1903, centenário de Duque de Caxias, mudou-se o nome em sua homenagem. Era conhecida também como Praça do Circo, Praça da Feira, etc.

 

Barão do Triunfo, 590

Horário: Segunda a sexta – 9h às 12h / 14h às 17h30

Telefone: (53) 99990-8199 (Florísio)


Desenvolvido por Vitrine Brasil |