Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

A Igreja foi inaugurada em 24 de maio de 1929, porém só teve a conclusão de sua obra na década de 40. O templo foi projetado por Domingos Vespignani. O projeto original previa uma edificação para o colégio ao centro, com a igreja à direita, e o teatro à esquerda, porém foi modificado, ficando a igreja ao lado esquerdo, com sua dimensão alterada, tendo sua área reduzida e a altura aumentada.

O irmão salesiano Heitor Schneider foi quem redefiniu e comandou o projeto, que teve apoio de várias pessoas da comunidade para concluir a obra. Foi ele também quem desenhou e colocou o altar-mor, em mármore. Os cinco sinos vieram da Itália e cada um representa o som de uma nota musical: dó, ré, mi, fá, sol.

Muitas personalidades ajudaram na conclusão da obra: Família Moglia, o fotógrafo Grecco, Dona Candinha Corrêa, entre outros.

Em 1943, um ano após o Brasil ter entrado na Segunda Guerra Mundial, trinta soldados bajeenses apresentaram-se para seguirem rumo à Itália.

O vigário da matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, Padre Aquino Rocha, organizou no dia 24 de maio de 1944 uma procissão luminosa e pediu à população que acendessem velas nas janelas das casas. Na Matriz do crucificado nessa mesma hora, foi realizado Ofício de Intercessões pela Paz, que continuariam até o final da guerra. No ano seguinte finda a II Grande guerra, e a procissão luminosa e as velas nas janelas foram acesas em ação de graças pela paz.

A procissão reveste-se de novo significado em 1946 quando Padre Aquino, desejando a oficialização da Nossa Senhora Auxiliadora como co-padroeira de Bagé, solicita o apoio popular, com a participação da população tanto na procissão, quanto na iluminação das janelas, com as velas votivas.

Essa tradição até os dias atuais é um dos nossos maiores patrimônios imateriais, quando no dia 24 de maio às 19:30h quase todas as casas são iluminadas.

Além das velas votivas também existe a tradição da confecção de vitrais nas janelas das casas, escolas e comércio, alusivos à Nossa Senhora Auxiliadora, nomeada oficialmente co-padroeira da cidade pela fé dos povos.

 

Endereço: Marechal Floriano 1347

Horário: Igreja: 8h30 – 11h30 / 14 – 18h30.

Missas: segunda a sábado às 18h30 e domingo às 10h e 19h

Secretaria: 9h30 às 18h30

Telefone: (53) 3242-5855

Facebook: Pns Auxiliadora


Desenvolvido por Vitrine Brasil |