Hotel do Comércio

Fundado no ano de 1842, pelo francês João Luiz Caputo, é considerando como o primeiro hotel de Bagé, tinha sua fachada para a atual Rua Barão do Amazonas, na época Rua do Comércio, o que explica seu nome. No final da primeira década do século XX, passou por uma grande reforma, após seus proprietários terem adquiridos os terrenos vizinhos, passando sua fachada para a Avenida Sete de Setembro. Este novo projeto, em estilo Greco Romano, ficou a cargo do arquiteto Sr. Rodolfo Arhons.

Depois desta reforma, foi considerado um dos mais luxuosos e confortáveis hotéis do estado, de uma higiene perfeita, sendo na época o único prédio de Bagé a possuir esgotos próprios e primeiro do Rio Grande do Sul a possuir pia nos quartos. O serviço de cozinha era esplendido e havia, na adega, uma coleção de vinhos estrangeiros de diversas procedências.

Segundo a historiadora Elizabeth Fagundes, em suas dependências foram articuladas as principais ações dos líderes bajeenses da Revolução de 1923. Entre as décadas de 1950 e 1960, em suas dependências, principalmente, o restaurante e os jardins internos, eram considerados o centro dos intelectuais da região do Pampa.

Atualmente o Hotel do Comércio se encontra fechado para reformas, mas deve retornar à atividade no final de 2018, com a instalação de uma loja da rede Americanas e um belo jardim interno.

 

Endereço: Sete de Setembro 729


Desenvolvido por Vitrine Brasil |