Clube Caixeiral

Foi fundado no dia 20 de maio de 1884, como o nome “Clube Progresso Caixeiral”, por um grupo de jovens da sociedade bajeense, no antigo número 103, na rua 3 de fevereiro (atual Avenida General Osório), que logo após se converteu em Sociedade Literária Caixeiral, dotada de excelente biblioteca.

Pouco tempo depois, Flaubiano Camargo, João Lopart, Francisco Mata e Ginez Galibern fundaram a associação da classe caixeiralista, reunidos no teatro “28 de Setembro” e, em 14 de outubro de 1894 fundaram o “Clube Caixeiral”.

Durante as comemorações de aniversário de 2 anos de formação da associação, em 1896, ocorreu um incidente que culminou na prisão dos principais membros da diretoria e a sociedade dissolvida pela autoridade militar. O acontecido motivou protestos em todas as associações caixeiralistas do estado, que resultou na realização de sindicância sobre os fatos que por fim o Marechal do Exército autorizou a reabertura do Clube, com todas as garantias.

O presidente Herich Hoffmann, em 1909 deu início às obras e, em 07 de março de 1911, houve a primeira reunião de diretoria no novo prédio. O projeto foi assinado por Pedro Obino. No dia 14 de outubro de 1911, outro presidente da época, Alcebíades Gontan, inaugurou solenemente a casa.

Os belíssimos lustres e forros foram importados da França. Já recebeu nomes ilustres, como: Martha Rocha, Tenente Emílio Médici, entre outros tantos

 

Endereço: Sete de Setembro 1201

Horário de funcionamento:  segunda a sexta das 9h às 11h45/ 14h às 18h. Quando há eventos faz horários diferenciados.

Telefone: (53) 3242-7711

E-mail: clubecaixeiraldebage@hotmail.com

Facebook: @Clubecaixeiralbage


Desenvolvido por Vitrine Brasil |