Antiga Estação Férrea

O prédio foi inaugurado em 02 de dezembro de 1884, por ocasião da inauguração da linha ferroviária Bagé -Rio Grande. Enquanto nos arrabaldes da cidade se construía a base dos trilhos, no centro da cidade era construída a estação de passageiros e de cargas.

Na ocasião, o trem de passageiros trazia as autoridades, saudada por bandas musicais da cidade. Bagé, então estava ligada à cidade de Pelotas e logo a cidade de Rio Grande via férrea. O gado e o charque bajeenses chegariam a outros mercados. O progresso chegava e a cidade orgulhava-se de estar ligada aos principais pontos do Estado.

Nesse dia, Bagé sepultava o secular transporte por carretas. Vencida essa etapa, começava outra, a ligação de Bagé ao restante da fronteira oeste.

Em 14 de outubro de 1924, um incêndio destruiu completamente o prédio. No local, sessenta dias depois, foi iniciada a reconstrução da nova Estação Ferroviária, que cumpriu sua missão até mais da metade do século XX.

Na década de 80, a administração pública fez uma permuta com a Viação Férrea, o prédio passou a abrigar o Centro Administrativo da Prefeitura de Bagé, onde consta o Gabinete do Vice-Prefeito, e diversas secretarias da Administração Pública, como a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (SEMAPA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (SEFIR).

 

Endereço: Rua Caetano Gonçalves 1151

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h (visitação). Finais de semana somente sob agendamento.

Telefone: (53) 3240-5049

 

Old Railway Station*

Formerly Bagé Railway Station was opened on December, 2nd, 1884, along with the inauguration of the railway between Bagé and Rio Grande, the nearest port city. The station building was constructed in the city center while the railway track was laid in the suburbs.

Passenger trains carrying authorities used to be welcomed by local musical bands. The railway linked Bagé to the city of Pelotas and Rio Grande. Bagé’s beef and charque (dried and salted beef) started to reach other markets. Progress came, and the city was proud of being linked to the most important regions of the state. The era of horse wagon transport came to an end, and a new goal was set, to link Bagé to the western frontier. On October 14th, 1924, a fire completely destroyed the station building. Reconstruction began sixty days later, and the new railway station remained in operation until the mid 20th century.

In the 1980s, city hall made a barter deal with the railway company, and the station building became today’s City Administrative Center, which houses the office of the Deputy-Mayor and some other offices of the municipal administration, such as Environment and Protection of the Pampa Biome Office (Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa - SEMAPA), Economic Development, Science, Technology and Innovation Office (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - SDI), Infrastructure and Urban Development Office (Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano - SEINFRA) and Economy, Finances and Human Resources Office (Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos - SEFIR).

 

Address: Rua Caetano Gonçalves, 1151

Opening hours: Monday to Friday, from 8 a.m. to 6 p.m. (for visitation); weekend availability is by appointment only.

Phone: 53.3240.5049

 

*Versão em inglês - Unipampa Campus Bagé:

Coordenação do Projeto: Profa. Aden Rodrigues Pereira
Professora Responsável pela versão em inglês: Profa. Simone Silva Pires de Assumpção
Alunos-voluntários: Maria Eduarda Garcia Amaral Valone Pedro Aurelio Brites Quevedo Visentini

 


Desenvolvido por Vitrine Brasil |