TURISMO BAGE
Secretaria de Turismo de Bagé

5º Encontro Municipal de Historia- Caudilhos e Exílios

De: 15/07/2019 até: 15/07/2019

Como parte da programação de aniversário 208 anos da cidade , o Arquivo Público Municipal de Bagé promove, no próximo dia 15 , um evento binacional que analisa o tema CAUDILHOS E EXILIOS na fronteira Brasil - Uruguai. Com início às 13:30 horas , no Salão Nobre da Prefeitura, a mesa terá três convidados uruguaios e dois brasileiros e, junto a visitas guiadas a pontos de interesse histórico, compõe a programação do 5º ENCONTRO MUNICIPAL DE HISTÓRIA. Com entrada franca e aberto ao público em geral , o encontro tem como apoiadores institucionais Unipampa, 3 BDA C MEC, Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e curso de História da Urcamp.

O título CAUDILHOS E EXILIOS pretende abrir uma série sobre um tema que tem forte presença na memória histórica do Rio Grande do Sul e Uruguai , de forma muito expressiva e particular no eixo Bagé-Melo , no final do século XIX e inicio do século XX. Na edição deste ano a abordagem central será em torno dos caudilhos da família Saraiva \ Saravia ( Aparicio , Gumersindo , Nepomuceno...). Para exposições sobre a temática participam da mesa do próximo dia 15 os pesquisadores brasileiros Pablo Rodrigues , João Alberto D.Santos ( coordenador) e os uruguaios Marcos Hernández , José Luis Cuello e Teresita Pirez

A mesa binacional no Salão Nobre da Prefeitura é o segundo item da programação do dia , que inicia às 10 horas com um passeio cultural ao Cemitério da Santa Casa de Caridade, guiada pela coordenadora do Curso de História da URCAMP , Clarisse Ismério. Uma visita guiada ao Museu Dom Diogo de Sousa, a partir das 16:30 horas, encerra as atividades do 5º Encontro Municipal de História.
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKUWJjFTf22H9NAMg_YQA8x_xbRajHJwagwNNXR96_0MOHKQ/viewform
ou diretamente no Arquivo Público.

 


Desenvolvido por Vitrine Brasil | X