Museu Dom Diogo de Souza - FAT/Urcamp

Fundada em 27 de novembro de 1870, a Sociedade Portuguesa de Beneficência - com o objetivo de auxiliar os portugueses residentes em Bagé - obteve do Governo Provincial do Estado do Rio Grande do Sul, o terreno para a construção do hospital, lançando sua pedra fundamental em 09 de julho de 1871.

No princípio foi alugado para o Exército Brasileiro, para servir como Hospital Militar da Guarnição de Bagé. Durante a Revolução Federalista (1893-1895) foi ocupado pelos revolucionários, tendo parte de seus documentos, estatutos e plantas do prédio queimados por um incêndio.

Alguns pesquisadores enxergam em sua arquitetura semelhanças ao Palácio de Queluz, em Portugal, no qual nasceu e morreu D. Pedro I, Imperador do Brasil, apesar disse não ser um consenso entre os estudiosos. Tem como principais características arquitetônicas: o Frontão, o escudo português barroco e colunas de estilo Coríntio. É um conjunto que proporciona a harmonia dos detalhes de sua construção e, ao final de sua escadaria encontra-se um busto em homenagem ao poeta português Luiz Vaz de Camões.

Após reforma em 1974/1975 pela Prefeitura Municipal de Bagé, passa a operar como o Museu Dom Diogo de Souza pertencente a URCAMP (Universidade da Região da Campanha). Atualmente possui um acervo com mais de 2.000 obras que retratam a história do Brasil, do Estado, de Bagé, da campanha e da fronteira-oeste, como vestuário, objetos pessoais, artigos de casa e móveis.

É possível encontrar objetos do cotidiano dos indígenas que habitavam a região, fardamentos e armas dos grupamentos espanhóis e portugueses do século XVIII, documentos, cartas, fotografias e objetos das Revoluções Farroupilha (1835 – 1845) e Federalista (1893) e da Revolução Libertadora (1923). Conta ainda com duas hemerotecas (coleção de jornais) e duas fototecas (com 15.000 fotos históricas).

 

Endereço: Emilio Guilayn 759

Horário: Terça a sexta - 8h30 as 11h30 / 14h às 18h e sábados e domingos - 14h às 18h.

Telefone: (53) 3242-8244 r 250

E-mail: museudomdiogo@hotmail.com

Site: https://www.urcamp.edu.br/

Facebook: Museu Dom Diogo de Souza


Desenvolvido por Vitrine Brasil |