TURISMO BAGE
Secretaria de Turismo de Bagé

Exposição Corpografias: mapeando o feminino

De: 14/09/2018 até: 09/11/2018

Sobre a exposição:

As obras apresentadas tratam das cartografias do corpo feminino a partir da perspectiva de violência e de medo que afeta o cotidiano das mulheres e do olhar que aponta a força e a resiliência delicada desses corpos. Essa “corpografia” ilustrada visa não somente mostrar a vida do ser-mulher, como pretende também ser um veículo de compartilhamento das experiências quase catárticas entre tantos círculos de mulheres que convivem através da arte.

Propomos na mostra criar uma narrativa visual com as obras desenvolvidas durante a disciplina de “Tópicos Especiais em Pintura I 2018/1”, do Instituto de Artes/UFRGS, lecionada pela Profa. Lilian Maus, em conjunto com o Projeto de Extensão da UFRGS e do Grupo de Estudos “Arte e Feminismo”, coordenado também pela Profa. Daniela Kern.

As artistas Ariane Oliveira, Meise Birck, Luísa Copetti, Luísa Sirângelo, Marina Prudêncio, Nickole Monfron da Costa, Júlia Zuch, Renata Camargo, Thais Fernandes e Milena Teixeira utilizam a pintura – ou da mistura da pintura a outras técnicas e meios – para mapear seu corpo físico, imaginário e, consequentemente, apresentar-nos as mais diversas formas de se enxergar, ou de ver o outro, ou ainda de se perceber refletida no outro, mostrando que é na diferença que encontramos, simultaneamente, aquilo que nos rotula mulher.

Curadoria: Lilian Maus e Caroline Schmidt

Artistas: Ariane Oliveira, Meise Birck, Luísa Copetti, Luísa Sirângelo, Marina Prudêncio, Nickole Monfron da Costa, Júlia Zuch, Renata Camargo, Thais Fernandes e Milena Teixeira.


Abertura

14 de setembro de 2018, sexta-feira, às 19h00.

Visitação

Segunda a sexta-feira: 7h30 – 17h
Sábado: 7h30 – 12h

Encerramento

9 de novembro de 2018, com Mesa Redonda do Grupo de Estudos Arte & Feminismo 

Exposição: Bloco 3 da Unipampa – Campus Bagé, Bagé/RS

Dabate da abertura: Auditório do Bloco 3 da Unipampa – Campus Bagé/RS

https://www.facebook.com/events/2089961937721602/


Desenvolvido por Vitrine Brasil | X